segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Mirror's Edge / DICE

Tá difícil ver novas idéias no mundo dos videogames. Não reclamando do ano de 2008 onde tivemos GTA IV, Super Mario Galaxy, Wii Fit dentre outros. Mas novos conceitos ficam difíceis de serem vistos em jogos, principalmente nos FPS (first person shooters). Vieram Wolfenstein 3D, Doom, Half Life, Quake 3 Arena e...?!?! Estagnou. Mais gráficos, mais inteligência... e infelizmente mais do mesmo. Eu amo FPS, um dos estilos que eu mais gosto, mas inovação está ficando cada vez mais difícil. Tempos atrás ouvi falar do jogo Mirror's Edge da sueca DICE. Um jogo com Parkour? Interessante, mas de cara nunca pensaria que veria um jogo desse estilo com perspectiva de primeira pessoa. Pois é, mas a DICE fez um FPS. Gráficos divinos (sem a escuridão de sempre) e uma liberdade única de jogo. Matar inimigos não é bom, apesar de você ter total liberdade de fazer o que bem entender, mas derrubá-los ou esquivá-los e fugir é o melhor caminho. A DICE é responsável pela premiada série Battlefield (mais um dos "mais do mesmo").
O que é inovador? Jogabilidade e estilo de jogo. Sim, design inovador, tudo muito clean e irreal (mas um irreal bom). Parkour (de verdade) é inovador em jogos também. Parkour (leia mais no Wikipédia) para quem não sabe, é a "arte do deslocamente". Criado na França, visa fazer o ser humano usar a toda a sua eficiência e agilidade para se locomover de um ponto a outro o mais rápido possível. É uma insanidade, correr no topo de prédios pulando, se pendurando e abusando. 2 filmes podem ser vistos com a tal arte, 13º Distrito (Banlieue 13) e 007 Casino Royale. O francês "B13" é adrenalina de ponta a ponta, vale a pena assistir.

Um outro comentário aproveitando o post. O site da DICE, é um dos melhores sites de empresa de games que eu já vi. Parabéns!

Links:
DICE
Mirror's Edge

Nenhum comentário: