terça-feira, 2 de dezembro de 2008

William Blake

Admito que não é um dos artistas mais "consagrados" no ramo das artes plásticas, mas eu considero o maior gênio da pintura. O inglês William Blake viveu entre 1757 e 1827 quase que 100% na cidade de Londres, onde nasceu. Sempre foi considerado um maluco - mesmo após sua morte todos lembravam dele como um louco. Apesar de ser um pintor do romantismo, possuía traços e expressões bem únicos, deixando sua singularidade excluída do resto de outros pintores de mesmo movimento artístico.
Ele era um seguidor da bíblia, mas hostil à igreja britânica e a qualquer tipo de religião. Sua obra era quase toda baseada em passagens bíblicas do Velho e do Novo testamentos, com a adição de um pensamento bem fora do comum, caracterizando assim sua loucura. Em seus poemas como "The Marriage of Heaven and Hell", "The Everlasting Gospel", "A Vision of the Last Judgment" entre outros, Blake deixava claro que não estava nem aí para o que o resto do povo pensava, suas idéias extremamente inovadoras (inclusive para hoje) e nada ortodoxas eram vistas como uma pedra no sapato de muitos. Pensamentos como: O homem é feito de corpo e alma, sendo que o corpo é a parte má e a alma a parte boa; Jesus simboliza a união vital entre divindade e humanidade. Teve também de uma sequência de visões que ele teve com anjos, Deus etc. desde criança, de onde muitas de suas criações vieram.
Uma das obras que eu mais gosto é essa imagem do blog, se chama "The Ancient Days" baseada em uma descrição do capítulo 7 no livro de Daniel, pertencente ao Velho Testamento.
William Blake é um dos pioneiros a desenhar demônios, muito do que vimos e "sabemos quem é" vem dos seus traços e pinceladas. Seres com chifres, asas de morcego, dentões... grande parte do que vemos hoje, é baseado em sua obra. Apesar de bizarro, acho que William Blake inovou e muito. Inclusive muito mais que muitos nomes famosos na pintura.
Bruce Dickinson (Iron Maiden) tem um álbum baseado no "universo" de William Blake, com fotos e músicas baseados em seus poemas e textos. O álbum se chama "The Chemical Wedding". Eu adoro! ;)

Nenhum comentário: