segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Feliz Jodo-e!!!

Muita gente ainda não sabe, mas eu sou Zen-Budista. O que significa que eu não comemoro o Natal. Pra mim, a data religiosa mais importante é hoje, dia da Iluminação de Buda Xaquiamuni, o "fundador" do Budismo, chamada de Jodo-e.
O príncipe Sidarta Gautama, depois de muitos anos de práticas ascéticas à procura da Iluminação, sentou em meditação (zazen) sob uma árvore e ali ficou por 8 dias seguidos. Na manhã do oitavo dia, realizou o despertar e tornou-se Buda ("O Iluminado").
No dia de Jodo-e, a comemoração é bastante diferente do Natal cristão. Na minha tradição budista (Escola Soto Zen do Japão), vai-se ao templo meditar em agradecimento a esse gesto de Buda. Após a meditação, há uma cerimônia para honrar a virtude e a sabedoria de Buda e para pedir que continuemos com disciplina através do Caminho da Fé. É uma cerimônia muito bonita e bastante emocionante.
Quer saber mais? Visite o site do Templo Taikozan Tenzuizenji (também conhecido como Zendo Brasil), o templo que eu frequento. O site é de autoria da equipe aqui da OFÍCIO.
FELIZ JODO-E A TODOS!!!