quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Volta de Street Fighter (e um pouco de história)

(Eu acho que esse "A Volta" vai se tornar uma série! ;))
Street Fighter II foi uma febre nos "fliperamas" de todo o mundo e o start de um estilo de jogo que até então não tinha sucesso algum. Todos hoje conhecem essa que foi uma mania mundial, e até quem não joga sabe quem são Ryu, Ken e o brasileiro Blanka. A série Street Fighter pertence à japonesa Capcom e começou em 1987 com uma versão que não vingou, mas o japonês Yoshiki Okamoto e sua equipe não desistiram e, em 1991, criaram o mais popular dos jogos de luta, Street Fighter II.

Eis os principais jogos (fonte Wikipedia):
- Street Fighter (1987)
- série Street Fighter II (1991 - 1994)
- série Street Fighter Alpha (ou Zero) (1995 - 1998)
- série Street Fighter EX (1996 - 2001)
- série Vs. (1996 - 2002 e 2008)
- série Street Fighter III (1997 - 1999)

A série Street Fighter teve seus altos e baixos (como todas as grandes séries de jogo). A versão II foi "alongada" por 4 anos, até sua versão Super Street Fighter II X.
A história da versão Alpha (ou Zero) ocorre antes de Street Fighter "1", em um universo anos oitenta misturado com Final Fight, popular jogo de "anda e bate" da Capcom. A série Alpha começa a usar um novo sistema de arcades da Capcom chamado de CPS2, muito mais poderoso: os jogos detonaram graficamente e o movimento dos lutadores melhorou muito.
A versão EX diferente das anteriores é em 3D e não é feita pela Capcom, mas sim pela empresa "irmã" Arika. Eu particularmente achei a série EX bem fraca.
A série Vs. é uma salada de extrema diversão. Misturar o universo de Street Fighter (mais para frente da Capcom inteira), com o universo Marvel foi a jogada de mestre da Capcom. Além disso ainda houve misturas de universo com a SNK, empresa "rival" e criadora de excelentes séries de luta como Samurai Showdown e The King of Fighters. E por fim, a última mistura (desconhecida no ocidente) Tatsunoko vs. Capcom, que mistura os universos da empresa com diversos personagens de animação da Tatsunoko. Esse último é exclusivo para Wii.
Street Fighter III foi uma das maiores decepções. Pelo menos para mim, o excesso de movimentação de quadros deixava o jogo lento, sem graça... muito chato.

O estilo "jogo de luta" morreu no começo do ano 2000, mas a Capcom quer trazer essa mania mundial de volta. Eis que surge no horizonte Street Fighter IV. Será lançado no meio de fevereiro para XBOX 360 e Playstation 3. Todo em 3D, mas com a promessa de trazer toda a jogabilidade clássica de volta, apenas em outro formato. O visual é fantástico, vejam vocês mesmos.

Links:
Street Fighter Official Site
Wikipedia

Um comentário:

Danupala disse...

Parece ser bem interessante!!!
Mas sempre que se fala de Street Fighter, lembro do 2.. aquele é tão inesquecível que fizemos um filme em homenagem a ele